O Hospital Manoel da Silva Almeida tem um passado de prestação de serviços de saúde, ensino e pesquisa desde 1929,quando o Comendador Manoel da Silva Almeida o construiu para acolher crianças carentes até então adotadas pela Irmãs da Caridade São Vicente de Paulo,em sua maioria portadoras de doenças infantis das mais diversas.Preocupado com a subsistência do Hospital ,em 1944 o Comendador inaugurou a Casa de Saúde Maria Lucinda(nome de sua esposa)com a finalidade de mantê-lo financeiramente juntamente com as doações advindas da Sociedade Pernambucana.
Com o falecimento do comendador em 1946, foi constituída a Fundação que recebeu o mesmo nome do Hospital em homenagem ao seu fundador, contou com personalidades da medicina que instituíram valores e respeito presentes até os dias atuais caracterizados pelo pioneirismo,dedicação e humanização na sua missão diária de ofertar excelência no atendimento a saúde,na geração do conhecimento e da responsabilidade social.
Em 2011 a FMSA qualificou-se com Organização Social (OS) para operacionalizar e executar serviços de saúde assumindo a gestão do Hospital Regional Silvio Magalhães em Palmares,Hospital Ermírio Coutinho em Nazaré da Mata e das UPA’s de Caxangá e de Nova Descoberta em Recife,expandindo assim o seu modelo de gestão humanizada em parceria com a SES-PE , com a finalidade de atender ao interesse público.
GESTÃO ATUAL DA FMSA:
PRESIDENTE Dra GIVANETE H. DE ALMEIDA SANTOS
SUPERINTENDENTE Dr.LUIZ ALBERTO PEREIRA DE ARAÚJO
DIRETORA ADM. ANA CRISTINA DE FREITAS PASSAVANTE
DIRETORA FINANCEIRA IRMÃ RITA ALVES DUARTE
PRESIDENTE DA SAHIMA IRENE ALMEIDA
Em março de 1975, foi transferido para a Unidade Mista dos Palmares, localizado na Av. Pedro Paranhos, foi construído pela Fundação de Serviço de Saúde Pública. No dia 29 de setembro de 1996, com as presenças do Exmo. Sr. Dr. Adib Jatene, Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Dr. Miguel Arraes de Alencar, Governador do Estado de Pernambuco, Exmo. Secretários do Estado e demais autoridades . Quando houve a estadualização do referido Hospital, passando o mesmo, a partir daquela data, a ser gerido pelo Estado de Pernambuco.
Após a grande enchente ocorrida am Agosto de 2000, o Hospital Regional dos Palmares foi parcialmente destruído e reinaugurado em 27 de agosto de 2002.Com a catástrofe de 2010 ele foi totalmente devastado e um novo complexo hospitalar foi construído com modernas instalações e entregue a população pelo governo de Eduardo Campos em 10 de dezembro de 2011. A partir de então passou a ser gerido pela OS Fundação Manoel da Silva Almeida em parceria com a SES-PE promovendo a saúde aos 500 mil habitantes da zona da mata sul.
Localização/Funcionamento
Engenho Quilombo dos Palmares, KM 185, BR-101 – Palmares-PE CEP 555.540-000
Atendimento ao Público: 24 Horas
Fone: 081 3661 8430