Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo do Hospital Regional de Palmares, estamos buscando ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Estas ações consistem na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento com algumas medidas dentro do hospital, tais como a economia de água e energia.
Hoje o HRP conta com um siste de tratamento de aguá e escoto ( ETE )
É uma estação de tratamento de esgoto compacta composta por uma elevatória, um reator aeróbio, e um anaeróbio, decantador, reservatório de contato, bomba para retorno de lodo, soprador, um reservatório de cloro e uma bomba dosadora de cloro.
Este sistema tem como finalidade tratar o esgoto do hospital, no reator aeróbio tem bactérias que sobrevivem neste reator sem oxigênio, esta se alimenta de outras bactérias, e assim eliminar uma parte das bactérias, que são lançadas no esgoto, no reator anaeróbio, tem outro tipo de bactérias que precisa de oxigênio para sobreviver, e também se alimenta de bactéria, desta forma eliminar outra parte das bactérias o decantador funciona para decantar uma parte dos sólidos que conseguir passar, neste é preciso dar descarga diária para retornar os sólidos a elevatória novamente, do reservatório de contato o efluente recebe o cloro para eliminar o odor e as bactérias que conseguir passar o processo. Tratando assim 99 % das bactérias. A reultilização da agua desse sistema serve para irrigação do jardim do hospital.